domingo, 4 de outubro de 2009

10 dicas para os Tanks iniciantes.

Não é segredo para ninguém que eu AMO tankar. Já joguei de Hunter DPS, Druid Resto, Druid Feral Cat, DK DPS, Warrior Fury... e no final das contas sempre voltei pra Tank. Tenho um Druid Tank, um DK Tank, um Warrior Tank e só está me faltando um Pally Tank. Como eu já disse eu amo tankar.


Cada umas das classes Tanks tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens. Poderia arriscar que Warrior é, hoje, a classe Tank mais completa. Mas há situações que outras classes tem um melhor desempenho. De qualquer forma "gosto não se discute". E cada um tem o seu gosto e o seu jeito de tankar.

O que venho apresentar hoje para os leitores do Blog são algumas dicas básicas. Dicas que se adequam a todas as classes Tanks.

Vamos a elas:

- Conheça as suas Skills.

Pode parecer que não mas há muitos Tanks que não conhecem as suas próprias skills. É necessário conhecê-las. Ver qual gera mais threat. Seus cooldowns. Saiba os seus "botões de emergência". Um exemplo clássico: "Paladino usando a bubble enquanto tanka o boss".


- Alcance os caps necessários.


Caps de defense, Hit, Expertise, Block e etc... São fundamentais para um bom desempenho como tank. Um Tank fora do cap de defense vai tomar crítico (2x o dano), Tank fora do cap do hit vai errar ataques e o "taunt" pode falhar, Tank fora do cap de expertise pode ter seus ataques esquivados ou "parryados".


Nem todas as classes precisam de todos os caps. DK não tem block, Druid não precisa de defense, Pally sem expertise não é muito problema...

- Tank não é só HP.

Umas das maiores falhas é achar que Tank só precisa ter HP. HP alto é bom, mas só HP não ajuda em nada. Prefiro um Tank com alto avoidence a um tank com muito HP e baixo avoidence. Certa vez vi um Pally com mais vida que o meu Druid. O único problema era que ele usava o set de frost resist e full gemas de stamina. Druids tem um alto pull de HP, mas precisam ter dodge. Warrior e Pallys tem que ter bons valores de block, dodge e parry. Para os DKs, dodge e parry são fundamentais para redução de dano. Fora o Armor que é bom para todos os tanks. Balanceie os seus enchants/pedras de forma que você consiga ter um bom desempenho como Tanks.

Para os Raid Leader "NÃO SETEM O MAIN TANK APENAS PELO HP QUE ELE POSSUI".

- Conheça as suas fraquezas.

Como eu disse cada classe tem vantagens e desvantagens. É necessário conhecer os seus pontos fracos. Já vi, inúmeras vezes, DK tankando os adds e o Druid no Emalon. A classe DK é a que mais tem resistência aos danos mágicos. O Druid, por outro lado, é o que mais toma dano mágico. Claro que esse é apenas um exemplo e podemos ter diferentes gears e tal, mas no geral essa é a realidade.

- Saiba quando usar os seus CDs.

Cada classe tank possui pelo menos dois botoes de emergência. Warrior tem o Shield Wall e Last Stand, Druid tem o Survival Instinct e o Barkskin, DKs Iceborne Fortitude e Unbreakable Armor e etc...

Use-as sabiamente. Não queime os cooldowns desnecessáriamente. E não vale usar todos ao mesmo tempo. Geralmente quando o boss vai usar uma skill que dá muito dano ou um healer morreu ou deram um pull a mais é que devemos queimar esses cooldowns.

- Tenha Visão de Jogo.

Aprenda a usar a câmera do jogo. Em pulls de AoE afaste a camera para ter uma visão mais ampla da luta. Às vezes, vejo tanks que parecem que jogam com a câmera bem próxima e nem enxergam o coitado do Healer apanhando de um add que sobrou lá atrás.

- Conheça os seus limites.

Se tem algo que "wipa" muito é Tank Abusado. O cara vai na frente dá pull de 30 mobs Elites lvl 83+ e quer sair ileso. Não façam isso. Sei que é bonito pra caramba tankar 500 mobs e tal, mas não é bonito wipar por se achar o He Man.

O Tank tem limitações e o Healer também. Portanto, não abuse.

Outro exemplo clássico: "CoT H o Tank fala que vai sair agrando tudo e talz... Ele vai correndo... Não gera Threat suficiente nos mobs... o Healer casta uma magia no Tank... os mobs vão no healer... Fica o Tank com 5 mobs e o Healer com 30". Nem preciso terminar a história né?

- Defenda o seu Healer.

Principalmente em Heroics. O Healer é o melhor amigo do Tank. Sem Healer não há Tank e vice versa. Sei que muitos vão falar "não preciso de healer", mas eu digo: precisa sim. Não existe, ainda, classe que possa ser Tank e Healer ao mesmo tempo. Quem sabe num futuro próximo...


Defenda seu healer. Fique de olho nele o tempo todo. Não dê pull se ele estiver sem mana. Não deixe nenhum mob nele. É preferível um DPS morrer do que o seu healer.

- Conheça as Lutas.

Na grande maioria das vezes são os Tanks que conduzem as lutas. É muito importante conhecer os bosses e suas skills. Saber o que fazer e quando fazer. Procure ver vídeos das lutas ou ler a respeito. Garanto que isso vai te ajudar muito.


- Healing Potions, Flasks e Foods.

Tenha sempre na sua bag Healing Potions, Flasks e Foods. As Healing Potions devem ser usadas sempre que a coisa apertar. Flasks e Foods melhoram ainda mais os seus stats.

Pegue seu escudo e sua espada e vá tankar.



Espero que essas dicas ajudem aos novos Tanks. Caso eu tenha esquecido alguma coisa ou tenham alguma dúvida é só postar.

Boa semana a todos!

9 comentários:

Unknown disse...

eh isso ae nada de querer pegar 20mobs de uma vez ahiuauhiaaaaahiuahiuauaiua

Phillippi disse...

Grande Lekkis, gostei do blog, parabéns pela iniciativa, isso ajuda a fortalecer o wow no brasil. Atualmente mantenho o http://mi-hila.blogspot.com/ e in game parei no Paladino, agora holy. Abraços e até breve.

Unknown disse...

Uma outra dica boa seria sempre prestar muita atenção na Mana do healer. Às vezes o grupo ta mandando super bem, tem bons dps e estão despachando os mobs bem rápido, então o tank acha que pode ir marchando pela instance como um retroescavadeira sem prestar atenção no healer gritando /oom lá no fundo. XD

Nanikka disse...

Como uma healer veterana, posso dizer que tank e healer devem se respeitar e jogar como equipe!!
Como tank iniciante, amei as dicas excelentes!!!

Roberto Sarti Côrtes .'. disse...

Cara discordo de 2 coisas: quanto aos caps e quanto a avoidance. Avoidance serve apenas para melee hit, não para spells. Em lutas como o Mimirom a Stamina pode te salvar, mas avoidance não. E a partir de um certo ponto, Dodge e Parry começam ter seu crescimento "lerdeado" (ou seja a partir de X de Dodge, se tu colocar +20 de Dodge não terá o mesmo efeito que antes). Quanto aos caps é mto dificil chegar ao Expertise e Hit caps. Errar dar 1 miss ou outro não é o problema, o grande problema é o Taunt errar e para conseguir o cap de hit para nunca errar o taunt, é MTO ruim para um tank, então é recomendável colocar os Glyphs para skills de taunt (Glyph of Dark Command do DK por exemplo). Ademais mto bom o artigo!

Lekkão Lekkis disse...

@Roberto

Qndo falei a respeito do HP eu quis dizer que não basta ter apenas HP. Hoje vejo muitos tanks full HP. HP é importante, mas SÓ HP não.

As dicas são para os tanks iniciantes e eu não aconselho a nenhum desses a comprar o set de Frost, gemar Stamina e sair tankando heroics. Ele vai apanhar muito.

É lógico que depois de um certo nível vc deve investir em HP sim, mas lembrando q existem outros atributos. Meu Druid Tank, buffado em 25 men, fica com cecar de 53K de HP e 47% de dodge. É quase 50% de chance de não tomar um melee hit.

Tenho o Druid Tank e um DK tank ambos com gear para raidar ToC25 e ambos no cap de hit. Antes disso acontecia de no pull dar um "miss" e o DPS já começar a bater sem pena. Eu não gostaria de passar por isso de novo.

Vale lembra que os tanks iniciantes estarão tankando heroics e o cap é bem menor.

Agradeço os comentários. elogios e criticas. Qq dúvida é só postar e tentarei responder...

Abrçs a todos!

Fenix disse...

Tabém tenho um druida tank, apesar de ja conhecer os stats necessário para um bom tank, o post foi realmente instrutivo, muito bom kra, muito bom mesmo... Ja vou add sua url no wow-fenix ;)

Abraço

Palaknight disse...

gostei pra cramba estou tankando bem melhor


vlw

Anônimo disse...

Adorei o garotinho com espada na mão, o escudo dele o faz mais viril!

assinado "Tio Michael Jackson"