segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DCUO - Criando o seu Personagem Parte 1

E ae galera!


Prometi há algum tempo um post sobre criação de personagem e a minha idéia inicial era fazer um vídeo. Mas, infelizmente, por problemas técnicos não poderá ser desta forma.

Sendo assim vou tentar explicar, de forma simplificada, o processo de criação de personagem no DCUO e o que deve ser levado em consideração durante o processo.

Maiores detalhes estarão sendo dados em posts futuros.

Dentre o sexo do personagem, tipo de corpo e alguns outros detalhes apenas as escolhas do "power" e da "weapon" influenciam no jogo.



Existem, para os jogadores que não possuem DLC, seis tipos de poderes: Ice, Fire, Gadget, Mental, Sorcery e Nature. Cada um desses poderes podem desempenhar dois papéis (role) dentro do jogo.

Se você não está familiarizado com jogos de MMO, eu tentarei explicar estes papéis.

Roles

Damage

O personagem nesta role tem a função de dar dano nos inimigos. Todas as classes de poder podem desempenhar esta função no grupo. É a role inicial de todos os personagens, uma segunda role só adicionada a partir do nível 10 e está vinculada ao poder escolhido.

Tank

Somente os poderes "Fire" e "Ice" podem desempenhar esta função em um grupo. O Tank é o responsável por voltar a atenção dos inimigos para si. Estes personagens possuem mais vida e mais defesa do que os outros para poder suportar uma grande quantidade de danos.

Healer

Os poderes "Nature" e "Sorcery" são os que desempenham este papel. O Healer é o personagem que cura e protege seus aliados. Sua responsabilidade é manter os aliados vivos.

Controller

"Gadget" e "Mental" são os aptos a desempenhar esta função. O Controller tem como objetivo manter o nível de poder (mana) de seus aliados, além de enfraquecer seus adversários. Esta é uma função um tanto peculiar no DCUO.


Roles no PvP e no PvE

Diferente de outros jogos, as roles não são uma peculiaridade apenas do conteúdo PvE. No PvP cada role também tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo: No PvP a role Tank consegue ter vantagem sobre Controller; Controller tem vantagem sobre Healer; Healer tem vantagem sobre Tank. Esta vantagem é apenas um Buff/Debuff que facilita, mas não garante a vitória.


Sugiro para todos os iniciantes no DCUO escolherem seus poderes em função das roles que podem ser desempenhadas. Com o crescimento do número de jogadores após o lançamento do modelo F2P, é bem comum encontrar inúmeros jogadores que não têm a mínima noção do que devem fazer em um grupo.



Poderes

Para usar cada uma das habilidades que seus poderes possuem é preciso gastar power. Para quem já jogou outros jogos entenderia melhor se eu chamasse de mana. Regeneração de power e dicas de como controlá-lo melhor  eu postarei futuramente.

Tentarei explicar um pouco os poderes da forma que são aplicados "in game".

Fire

Meu primeiro personagem foi um com este poder. Fire tem um poder de dano alto que combinado com uma capacidade de "self healing" se torna uma ótima opção, além dos efeitos visuais dos poderes. Como Damage é capaz de causar danos focados em apenas um alvo ou em área. Como tank seus poderes lhe concede um "pool" de vida e um bônus na cura recebida que aumenta sua capacidade de sobrevivência. Um problema do Fire é ser extremamente dependente de seus poderes o que faz com que seu power seja consumido mais rapidamente.


Ice

Possui poderes capazes de reduzir o dano recebido. O personagem com este poder tem um bônus na defesa que reduz muito o dano sofrido. O uso constante de seus poderes lhe garante uma "buff" que o transforma em uma criatura de gelo aumentando o damage ou a defense, de acordo com a role que estiver desempenhando. É menos dependente de seus poderes, tornando mais fácil o controle de nível de power.



Mental

Utilizando telecinese ou ilusões o jogador com este poder pode causar danos e diversos outros efeitos em seu adversário. É possível fazer com que carros, latas de lixo e diversos outros objetos que estejam próximo sejam lançados sobre seus adversários. Pode também utilizar energia mental para causar grande quantidade de dano em seus inimigos ou, simplesmente, atordoá-los por um tempo.


Gadget

O jogador que escolher este poder terá a seu dispor diversos dispositivos, armadilhas e até pequenos robôs para assisti-lo em combate. Este poder permite neutralizar por um curto período de tempo uma grande quantidade de inimigos além de enfraquecê-los, tornando-os suscetíveis a uma quantidade maior de dano.


Sorcery

Através das forças do universo, o Sorcery é capaz de causar dano aos seus inimigos ou curar seus aliados. É capaz de invocar criaturas para ajudá-lo em combate e conjurar totens que curam aliados em uma deteminada área. Suas magias de cura são muito poderosas, mas se restringem aos aliados próximo aos seus totens.



Nature

Com os poderes da natureza, o jogador com este poder pode controlar plantas ou transformar-se em criaturas selvagens. É um poder bastante versátil pois, com as variadas formas, é possível se adaptar a diversas situações. A cura do Nature funciona como HoT (Heal over Time), ou seja, é uma cura que permance um tempo e vai curando aos poucos. Um ponto negativo é a falta de personalização das formas.



Em um próximo post falarei sobre a escolha das armas e atributos do jogo.

Espero ter ajudado!

Abração!!!

11 comentários:

EsseBarulho disse...

Muito bom =)

Só não sei se está certo aquelas vantagens de role x role que vc escreveu, parece que eu havia visto outra ordem de qual role tem vantagem sobre qual.

Lekkis da Caverna disse...

Fixed! =P

Wantrevenge disse...

O Lekkão, e poderes light do DLC quais são os roles, queria ser tank lanterna verde mais acho que nao rola né?

Lekkis da Caverna disse...

E ae Want...

Light Power é controller. Não vai dar pra fazer o seu Light Tank :(

Mas já está jogando? Me add lá... Druida

Bronson.Bwowteco disse...

Lekkão, preciso de uma dica. Saberia me dizer como eu faço pra baixar ele no ps3?

Lekkis da Caverna disse...

Sei que eh pela PSN e mais nada.... Só jogo no PC mesmo.

Lamento nao poder te ajudar mais! Mas joga no PC!!! :)

Bronson.Bwowteco disse...

nem, vlw hehe
vou deixar no ps3 instalado pra qdo der vontade, e vou emprestá-lo pra um amigo meu no fim do ano e ele queria ver como era. Tens idéia onde procuro, ou uma fonte onde possa ter dicas para download?

Lekkis da Caverna disse...

Eu participo deste fórum: http://dcuobr.forumbrasil.net/

Tem muita informação, inclusive para PS3.

Dá uma olhada lá!

Júlio Cézar disse...

Lekkão tipo cirei um personagem light - damage fico legal ? e o tipo de arma é Brawling acho que é assim que se escreve :S

Lekkis da Caverna disse...

@Júlio Cézar

Se tem algo q eu gosto no DCUO é a possibilidade de jogar da forma q vc mais gosta. Eu, por exemplo, gosto de ser healer com arma de duas mãos.

Light é um excelente poder para damage, alias todos são. Só tem q aprender a combar os poderes e as skills das armas.

Qq combinação é válida. Mas para melhorar a performance de dano tente pegar os bonus passivos das outras armas em Might.

Espero ter ajudado.

Loan disse...

N e viavel seria melhor DPS ou Controle (Troller)